terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DENGUE:Com 112 casos em janeiro, dengue começa assustando em 2010

Se o número de casos de dengue causou alvoroço em 2009, o ano de 2010 anuncia ser ainda mais assustador em Tangará da Serra. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, neste primeiro mês do ano 112 casos foram registrados somente até a última sexta-feira, dia 29.
O número assusta, já que representa o triplo de casos registrados – 37 - em janeiro do ano passado. No total, 2009 fechou com 2.192 registros da doença, incluindo três óbitos. A julgar pelo número de casos neste mês de janeiro, a doença poderá ter conseqüências impensáveis em 2010, já que além do risco de aumento significativo de casos há outra situação que causa grande temor: a mutação do mosquito aedes aegipty, que transmite a doença. O inseto já não se prolifera apenas em depósitos com água limpa, mas também em qualquer local com água parada, suja ou não.
Porém, o município aposta na intensificação do combate para conter o avanço da doença. Segundo a coordenadora da Vigilância de Saúde Ambiental, Débora Proença, além das ações de combate haverá uma campanha maciça direcionada à prevenção, principalmente junto às escolas. “Vamos às escolas assim que iniciar o ano letivo”, anunciou a coordenadora.
Quanto às ações de combate, o município trabalha com aplicação do larvicida “Temephos” – utilizado na eliminação de larvas encontradas pelas equipes da Vigilância - e do inseticida “Cipermetrina”, que elimina o inseto em atividade. Há também a pulverização nos quarteirões localizados no entorno do local onde há constatação de casos.
Outra ação importante é a visita que os agentes da Vigilância realizam de casa em casa. Nesta oportunidade é que são aplicadas as notificações e multas aos moradores dos imóveis onde são constatados focos de proliferação do mosquito transmissor. As multas aplicadas são revertidas para as campanhas realizadas pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário